Trata-se de uma patologia crónica do ouvido interno, atingindo normalmente apenas um dos ouvidos.
Clinicamente apresenta-se como episódios súbitos de vertigem (sensação de que o ambiente ou a própria pessoa está a rodar) com duração entre 20 minutos a várias horas. Estes sintomas muitas vezes são antecedidos de uma sensação de ouvido tapado, que se associa a um zumbido e perda auditiva, que regridem no fim de cada crise.
À medida que as crises vão ocorrendo, poderá surgir uma perda auditiva, com tendência a agravar-se com o evoluir da doença.
Os tratamentos disponíveis são vários e podem incluir a administração de medicamentos por via oral ou directamente no ouvido, passando pela reabilitação vestibular ou pelo uso de próteses auditivas, entre outros.
Todos estes tratamentos têm como objectivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes e minorar os sintomas.
A Doença de Ménière é frequentemente confundida com várias patologias do ouvido e do sistema nervoso central. Quando o diagnóstico não é feito correctamente, o tratamento instituído não é o indicado. Esta realidade leva a que doenças facilmente tratáveis, sejam, muitas vezes, arrastadas ao longo de vários anos.
O diagnóstico desta patologia é feito através da análise de vários exames complementares de diagnóstico, tais como sejam os exames de audição, os exames de equilíbrio, dos quais os mais conhecidos são a videonistagmografia (VNG) e o vídeo-head impulse test (vHIT) e os exames de imagiologia, como a ressonância magnética do ouvido e encefálica.
Não hesite em procurar O Seu Otorrino para esclarecer o seu diagnóstico!
Para mais informação clique aqui ou consulte O Seu Otorrino.