
O Cancro da Laringe consiste na presença de células malignas num dos 3 locais da laringe: a subglote, glote e supraglote. A glote é onde se localizam as cordas vocais, sendo que as outras duas regiões estão localizadas abaixo e acima, respectivamente.
Por vezes, essas células malignas podem já ter atingido outras localizações além da laringe. Os gânglios do pescoço são os mais frequentemente envolvidos. Em casos mais avançados, e com pior prognóstico, pode já existir metastização à distância, na maioria dos casos, com envolvimento dos pulmões.
Os principais factores de risco para este tipo de tumor são o consumo alcoólico e os hábitos tabágicos.
É sinal de alarme, se tem há mais de 3 semanas, pelo menos um dos seguintes sintomas/queixas:
– alterações da voz;
– dor ou dificuldade a engolir;
– massas ou nódulos no pescoço;
– dor de garganta ou de ouvido;
– dificuldade em respirar.
Estes sintomas podem estar associados a outras doenças que não cancro. No entanto, a sua presença implica a observação por um Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço através de um exame denominado de laringoscopia ou nasofibrolaringoscopia. Estes dois exames permitem, através da boca ou do nariz, respectivamente, observar detalhadamente a anatomia e função da laringe e da faringe.
Isto é de particular importância, visto que se sabe que o diagnostico rápido e atempado está associado a melhores taxas de sobrevida e melhor prognostico.
Para observar o vídeo clique aqui.
Para mais informação clique aqui ou consulte O Seu Otorrino.
O Seu Otorrino está registado na ERS com o n.º 42763. Pode consultar a certidão aqui.